Quando usar gerador de energia elétrica?

gerador de energia elétrica - Atlas

Contar com um gerador de energia elétrica é como ter um seguro para momentos emergenciais. Em locais onde a energia não chega com facilidade, em viagens, ou mesmo na falta de energia.

O equipamento, que consiste principalmente em um alternador, um motor e um tanque de combustível, fornece energia elétrica imediata assim que a queima de combustível, que pode ser tanto a gasolina quanto a óleo diesel, é iniciada. No mercado, existem geradores com diferentes tipos de potência, tamanho e peso. Desta forma, é importante escolher sempre o gerador de energia elétrica que mais suprirá as necessidades existentes.

Escolha o gerador de energia elétrica que mais combina com você

Um gerador de energia elétrica de alta voltagem, é capaz de fornecer carga elétrica constante durante dias e meses sem que qualquer instabilidade aconteça. Para tal, antes de adquirir qualquer equipamento, é importante determinar o objetivo de utilização do gerador de energia elétrica, de uma forma que seja possível prover as necessidades técnicas que possam surgir, como:

  • Energia para equipamentos portáteis – constantes em eventos, lazer e rotinas industriais de pequeno porte;
  • Energia para acionamento de emergência – comuns principalmente em residências, hospitais e em estabelecimentos que funcionam durante 24h;
  • Energia para utilização contínua – mais solicitados por indústrias de grande porte que precisam combinar os fatores durabilidade e frequência de forma equilibrada.

As especificações técnicas do gerador de energia elétrica

Não existe apenas um único gerador de energia elétrica no mercado. Ao contrário, existem inúmeros geradores com tamanhos, tipos e voltagens diferentes.

Dentre os diversos tipos e modelos, alguns geradores se destacam. Cada um, com suas especificações técnicas e vantagens de utilização. Desta forma, as características principais podem ser observadas nos:

  • Geradores térmicos: capazes de converter a energia obtida pelo calor em energia elétrica;
  • Geradores mecânicos: utilizam a magnetização para promover força e posteriormente energia;
  • Geradores químicos: fornecidos de forma portátil como baterias e pilhas;
  • Geradores luminosos: convertem a luz solar em eletricidade.

Cada tipo de gerador, além de facilitar o dia a dia técnico, oferece benefícios importantes que podem ser percebidos assim que o equipamento é utilizado.

Basicamente, a experiência de utilização é única e promove uma sensação positiva relacionada a capacidade dos geradores de energia de forma geral.

Deixe uma resposta